terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Biografia-Antonelli


Giovanna Antonelli (Rio de Janeiro, 18 de março de 1976) é uma atriz brasileira. Seu primeiro papel de protagonista foi na telenovela Tocaia Grande, na extinta Rede Manchete. Seis anos depois, viveu sua primeira mocinha na Globo, em O Clone. Em 2004, foi a antagonista principal de Da Cor do Pecado. Voltou ao posto de protagonista de novelas em Sete Pecados e depois em Três Irmãs.
Biografia
A carreira artística da atriz começou no programa infantil da Angélica, ainda na Rede Manchete, como uma das angeliquetes, assistentes de palco da atração. Após alguns testes na Rede Globo, estreou na novela Tropicaliente, de Walter Negrão, reprisada no Vale a Pena Ver de Novo. Logo, voltou à Manchete para atuar nas tramas Tocaia Grande, de Duca Rachid, Mário Teixeira e Marcos Lazarini, como protagonista e Xica da Silva, de Walcyr Carrasco, com personagem de grande sucesso e destaque.

Depois do sucesso na Manchete, voltou à Globo, onde atuou como Judy em Corpo Dourado, de Antônio Calmon. Após uma participação como a prostituta Violeta, na novela Força de um Desejo, de Gilberto Braga, integrou o elenco da primeira temporada do Colégio Múltipla Escolha na série Malhação.

Em 2000, interpretou outra prostituta, Capitu, de Laços de Família, novela de Manoel Carlos. Polêmica: a personagem era uma garota de classe média carioca, mãe solteira, que sustentava a família com o dinheiro da prostituição. A química com seu par romântico, o ator Luigi Baricelli, cativou o público. Interpretando uma prostituta de alto luxo recebeu vários elogios e ganhou o Prêmio de Atriz Revelação. Também em 2000, estreou nas telonas com o filme Bossa Nova, sob a direção de Bruno Barreto, fazendo uma pequena participação.

O Grande marco de sua carreira aconteceu em 2001, quando a atriz interpretou a protagonista Jade, uma muçulmana dividida entre o amor e as obrigações religiosas, na Novela O Clone de Gloria Perez. Sua personagem ditou moda nas ruas com véus e jóias e maquiagens exóticas que caracterizaram a muçulmana, além do grandioso sucesso no Brasil a personagem conquistou fãs em vários países do mundo nos quais a novela foi exibida. Foi em O Clone que Giovanna conheceu e se apaixonou por Murilo Benício, seu par romântico na trama, ambos se casaram; atualmente já não estão mais juntos.

Em 2002, no longa Avassaladoras, foi Laura, uma mulher bem-sucedida que procura um namorado por meio de uma agência de casamentos. No filme, fez par romântico com Reynaldo Gianecchini, com quem contracenaria em outros trabalhos na TV. A participação no filme rendeu a atriz o Prêmio Lente de Cristal de Melhor Atriz no Festival de Cinema Brasileiro em Miami.

Ainda estrelou a minissérie A Casa das Sete Mulheres, de Maria Adelaide Amaral e Walter Negrão, em 2003. Nessa época, recebeu vários elogios pela sua desenvoltura, originalidade e pela maneira com que se desvencilhou da marca da sua personagem anterior Jade, que a lançou ao estrelato no Brasil. Essa minissérie a consagrou na teledramaturgia. Ainda neste ano interpretou Maria, no filme Maria, Mãe do Filho de Deus, com direção de Moacyr Góes e no teatro com "A Paixão de Cristo".

Em 2004 fez na novela Da Cor do Pecado, de João Emanuel Carneiro, a personagem Bárbara, antagonista da trama, sua primeira vilã. No teatro fez com o ator Murilo Benício a peça "Dois na Gangorra" dirigido por Walter Lima Junior e no cinema o filme A Cartomante. com direção de Wagner de Assis e Pablo Uranga.

Em maio de 2005 nasceu seu primeiro filho, Pietro.

Em 2007, após dois anos e meio reclusa da TV, voltou ao vídeo como Delzuite, protagonista da primeira fase da minissérie Amazônia, de Galvez a Chico Mendes, de Glória Perez. No mesmo ano, foi a protagonista da novela Sete Pecados, de Walcyr Carrasco, onde sua personagem Clarice viveu um triângulo amoroso com Dante (Reynaldo Gianecchini) e Beatriz (Priscila Fantin) e atuou no longa Caixa 2, dirigido por Bruno Barreto.

Depois de Benício, ela veio a se casar com o empresário norte-americano Robert Locascio. O casamento durou apenas 4 meses e foi largamente divulgado pela imprensa. Atualmente, namora o empresário Artur Fernandes.

Em 2008, Giovanna mostrou seu lado cômico, interpretando a atraplhada e divertida Alma Jequitibá, uma das protagonistas da novela das 19hs, Três Irmãs, de Antônio Calmon. No Cinema, filmou "The Heartbreaker", uma co-produção Brasil-EUA, com direção de Roberto Carminati. O Longa foi filmado em Florianópolis e Boston e tem previsão de estréia para 2010.

Em 2009, Giovanna voltou aos cinemas, no longa Budapeste, dirigido por Walter Carvalho, baseado no livro de Chico Buarque. Atualmente está na novela Viver a Vida de Manoel Carlos, interpretando a personagem Dora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário